Perguntas Frequentes (Versão Beta)

Temos como objetivo nessa página, responder as dúvidas mais recorrentes de quem quer entrar ou é novo na faculdade. Se a sua pergunta não tiver sido respondida nesse post, use os comentários para faze-la.


1- A Faculdade é Difícil?
R: Sim.

2- Pretendo estudar na UFF de Volta Redonda campus do Aterrado no ICEx e não sei se terei condições de me manter na cidade. A Universidade fornece algum auxílio a estudantes como eu?
R: Sim, a PROAES oferece diversas bolsas, inclusive o Auxílio Moradia. Porém a inscrição nos mesmos não é garantia de que você será selecionado para recebe-los.

3- Onde posso encontrar vagas em Repúblicas?
R: Aqui mesmo no Portal ou no Facebook

4- Sou obrigado a participar dos Trotes? Vou sofrer algum tipo de "não aceitação" por isso?
R 4.1: Não.

R 4.2: Não.

5- O que é CR? Como ele é calculado? E qual a sua utilidade?
R 5.1: Coeficiente de Rendimento Acumulado (CR) é o meio pelo qual será expresso e registrado no histórico o aproveitamento escolar do aluno.

R 5.2: O CR será calculado, semestralmente, com base nas notas obtidas pelo aluno em todas as disciplinas/atividades cursadas desde o seu ingresso nesta Universidade, sendo o mesmo obtido através da fórmula:
Onde: 
Ch = carga horária da disciplina
N = nota obtida na disciplina
  • Não são considerados no cálculo do CR:
a) Disciplinas canceladas;
b) Disciplinas dispensadas;
c) Trancamento de matrícula; e
d) Atividades complementares.

>>Mais informações sobre o cálculo do CR

R 5.3: O CR serve, em grosso modo falando, para se criar um ranking. Tal ranking é consultado por : empresas contratantes de estagiários ou de futuros empregados; como método de desempate ou seleção em algum auxílio ou bolsa; professores que querem fazer iniciação científica com alunos; métodos de seleção de programas do governo, etc.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O PROGRAMA QUE CALCULA O CR

6- Como consigo uma bolsa, auxilio, apoio ou um programa da PROAES

R: A PROAES disponibiliza, normalmente, em todo início de semestre em seu site: (http://www.proaes.uff.br/) editais. Nesses Editais, contém tudo o que deve ser feito. É bom ficar sempre de  olho nesse site, pois podem surgir alguns editais para algum tipo de programa, no decorrer do semestre. Qualquer dúvida, procure a sala do Diretório Acadêmico (Bloco C, térreo, do lado do elevador). Fique atentos também a notícias aqui no Portal, pois também iremos noticiar a abertura de editais de programas da PROAES.

7- Como posso ganhar dinheiro no mundo acadêmico?

R: Além das bolsas, mencionadas na pergunta n°6, você também poderá utilizar dos meios citados abaixo:
Antes de mais nada, estude muito. Aumente o seu CR e mantenha ele alto. Com o CR alto, ao participar de uma Iniciação Científica, seu orientador poderá  solicitar uma bolsa à FAPERJ ou outro órgão que faça o mesmo.
Você também poderá estagiar. E o método de seleção mais utilizado nas empresas, é a seleção através do CR.

8- Existe a possibilidade de reprovação por faltas? Qual a influência que isso faz em meu CR?

R 8.1: Sim, faltas reprovam. É exigido freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária efetivamente estabelecido para a disciplina, excetuando-se as atividades complementares, que por sua natureza, terão registrado o termo APROVADO, não sendo consideradas para efeito do cálculo do coeficiente de rendimento do aluno. (Fonte)

R 8.2:  Será reprovado, sem direito a Verificação Suplementar, o aluno que não obtiver a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total da carga horária estabelecido para a disciplina, independentemente de alcançar Nota Final igual ou superior a 6,0 (seis virgula zero), sendo a nota 0,0 (zero) considerada para efeito do cálculo do Coeficiente de Rendimento (CR) e sendo contabilizada, para o mesmo fim, a carga horária referente à inscrição naquela disciplina. (Fonte)


9- O que é um Diretório Acadêmico?

R: Um Diretório Acadêmico é uma entidade estudantil que representa, normalmente, os estudantes de um instituto de nível superior dentro de uma faculdade.Os mesmos são formados, de maneira geral, a partir da associação de estudantes, o que faz com que possam ser classificados, do ponto de vista jurídico, como associações civis. A relação que o Diretório Acadêmico estabelece com as instâncias burocráticas da instituição pode se dar de forma direta, sendo este parte desta estrutura, ou de forma independente, sendo a entidade estudantil livre de qualquer tipo de interferência institucional.

10- Onde fica e qual o horário de funcionamento do Diretório Acadêmico Cesar Lattes?

R 10.1: A nossa sala se localiza no bloco c, no térreo, ao lado do elevador. Normalmente funcionamos seguindo os horários descritos na tabela abaixo. Porém, eventualmente, podemos não estar presentes. Caso haja necessidade de contato conosco, marque uma reunião, através do email: dacl.icex@gmail.com 


R 10.2:  Novo Horário de atendimento está sendo produzido.

11- Quais são as Bolsas e Auxílios da PROAES?

  • Apoio ao Estudante Estrangeiro
  • Apoio aos Estudantes com Deficiência
  • Apoio Emergencial
  • Apoio Transporte
  • Auxílio Alimentação para os Estudantes das Unidades Acadêmicas fora da Sede
  • Auxílio Creche
  • Auxilio Moradia
  • Bolsa Acolhimento para Estudantes Ingressantes
  • Bolsa Alimentação
  • Bolsa Atleta
  • Programa Infra-estudantis
  • Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico
  • Programa Material Didático
  • Programa Produtos Estudantis
  • Programa de Altos Estudos
  • Programa de Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico


  • ------------------------ Em Construção-----------------------

    Postem sua sugestão de pergunta aí nos comentários

    Um comentário:

    1. Quantas vagas serão oferecidas para o curso de Física Computacional no semestre letivo 2016.1? Qual geralmente é a concorrência (relação CANDIDATO/VAGA)?

      ResponderExcluir

    © 2014 Portal ICEx - DACL. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
    Powered by Blogger.
    back to top