quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas

16:51 - Por Anônimo 0


A Universidade Federal Fluminense teve 16 propostas contempladas, dentre elas nove Programas e sete Projetos, para as quais serão desti
nados R$ 1.499.711,52. Essas conquistam constam do Resultado Final do Edital nº 2 PROEXT 2013 – MEC/SESu, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), no dia 15 de agosto.  

Além das nove propostas de Unidades localizadas em Niterói, o PROEXT 2013 irá financiar sete propostas das Unidades do Interior, incluindo o Polo Universitário de Campos dos Goytacazes, Polo Universitário de Rio das Ostras (Puro), Polo Universitário de Volta Redonda (PUVR) e o Instituto de Educação de Angra dos Reis (Iear). 

Projetos de Volta Redonda que Foram Contemplados: 


Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas

Entenda um Pouco Sobre o Projeto ADACA:
Com alguns toques na tela do celular, o autista monta uma frase, expressando suas emoções ou vontades, que são imediatamente pronunciadas, em voz alta, pelo aparelho. Parece até coisa de filme de ficção científica, mas não é. Trata-se do meaVOX - que significa "Minha voz" -, programa desenvolvido por pesquisadores da UFF (Universidade Federal Fluminense), do campus Aterrado, como parte do Adaca (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas). A iniciativa é pioneira no Brasil e visa facilitar a comunicação do paciente com o mundo externo.A coordenadora do projeto, professora Vera Caminha, revelou que as atividades são financiadas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A docente disse como surgiu o programa, que, vale repetir, é inédito no país.- O meaVOX nasceu a partir do Adaca, quando, no decorrer de nossas pesquisas, percebemos que poderíamos trabalhar também com algo que se relacionasse à comunicação dos autistas. Daí, a fonoaudióloga da equipe, Priscila Félix, deu a ideia de desenvolvermos uma ferramenta semelhante a que já existe nos Estados Unidos. Então, esse programa surgiu para ajudar a comunicação da criança autista não-verbal com pais, terapeutas e demais pessoas com quem ela se relacione - explicou.
Equipe envolvida:

Docentes:
Profa. Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha (Coordenadora do projeto e bolsista CNPq)
Prof. Adriano de Oliveira Caminha (Depto. Física – ICEx – UFF)
Prof. Gustavo Vicente Furtado (Depto. Física – ICEX -UFF)
Profa. Lúcia Assis (Depto. Química – ICEx -UFF)
Profa. Daniele Quintella Mendes Madureira (LNCC)
Profa. Julliane Huguenin ( Depto. Química – ICEx -UFF)

Fonoaudiologa:
Priscila Felix

Alunos bolsistas (graduação):
Isabella Santos (Química Bacharelado)
Anna Paula Rollemberg (Química Bacharelado)
Nathalia Barbosa (Matemática Computacional)
Giulles da Silva Santos (Matemática Computacional)
Filipe Marques Moreira (Matemática Computacional)
Alexander Siqueira (Física Computacional)
Claudiana Prudência dos Santos (Pedagogia-UNESA-RJ)
Elisabete Marques (Pedagogia-UNESA-RJ
Thiago Souza Dantas (Matemática Computacional)

Compartilhe esse post

0 comentários:

© 2014 Portal ICEx - DACL. WP Theme-junkie converted by Bloggertheme9
Powered by Blogger.
back to top